A falta de conexão com o banco de dados pode ser causada por alguns motivos,que são :
Máquina servidora desligada ou fora de rede
Falta de configuração no cliente BD para direcionar as estações ao servidor
Bloqueio do firewall
Faça as seguintes verificações:
- Verifique se as máquinas estão em rede e se o servidor está ligado.
- Acesse o painel de controle da máquina ,opção Alterdata Config. ClienteBD , informe o tipo de provedor de banco de dados (Postgre),o nome do servidor e o nome da base de dados usada(PACKSTUDENT),em seguida clique em gravar.
- Acesse o caminho Painel de controle > Firewall do Windows > Configurações avançadas >Regras de entrada > Nova regra. Clique na opção "Porta",no campo portas locais específicas informe 5432 avance,marque a opção Permitir conexão e avance até o campo Nome,informe Postgre e conclua.Em seguida no caminho Painel de controle > Firewall do Windows > Configurações avançadas >Regras de saída > Nova regra, faça o mesmo procedimento.