A falta de conexão com o banco de dados pode ser causada por alguns motivos,que são :
Máquina servidora desligada ou fora de rede
Falta de configuração no cliente BD para direcionar as estações ao servidor
Bloqueio do firewall
Faça as seguintes verificações:
- Verifique se as máquinas estão em rede e se o servidor está ligado.
- Acesse o painel de controle da máquina ,opção Alterdata Config. ClienteBD , informe o tipo de provedor de banco de dados (Postgre),o nome do servidor e o nome da base de dados usada(PACKSTUDENT),em seguida clique em gravar.
Mas se no caso a mensagem é apenas de usuário e senha inválidos,teremos que fazer as conferências abaixo:
Verificar se está utilizando o usuário SUPERVISOR e senha 123456.Caso continue ocorrendo a mensagem de senha inválida,verifique se existe algum outro usuário que utilize o sistema e possa ter alterado a senha de acesso no cadastro de usuário.
Em último caso se continuar sem acesso,terá que liberar a porta 5432 no firewall do windows,realize esse procedimento da seguinte forma :
Painel de controle > Firewall do Windows > Configurações avançadas >Regras de entrada > Nova regra.
Clique na opção Porta,no campo portas locais específicas informe 5432 avance,marque a opção Permitir conexão e avance até o campo Nome,informe Postgre e conclua.
Em seguida no caminho Painel de controle > Firewall do Windows > Configurações avançadas >Regras de saída > Nova regra faça o mesmo procedimento.